quinta-feira, 2 de julho de 2009

Adolescencia, filhas e outras questões


Quando eu era adolescente em 19..... isso não é importante... eu tinha essa preocupação gigantesca em pertencer, fazer parte, ter uma turma que gostasse de mim. Eu sei que isto é comum quando se é jovem e quer descobrir o seu lugar, conquistar o seu espaço...

Como minha família nunca teve muito dinheiro e tinha mais filhos do que deveria.. 4 no total. Eu sempre fui de opinião que eles deveriam ter parado na mais velha (eu) que tudo estaria bem.... mas meu pai queria um filho homem e minha mãe nunca foi boa em dizer não... fechamos em 4 – 3 mulheres e 1 homem... voltando ao assunto: quando não se tem dinheiro para coisas indispensáveis como roupas legais, grana para sair em lugares da moda e não se tem um cabelo bom,,, lamento dizer foi foda+++... é de se admirar que eu tenha conseguido ficar uma adulta tão cool.

Mas eu ainda lembro claramente daquele tempo onde eu queria ser parte... é um sentimento poderoso que pode empurrar as pessoas menos resistentes para o buraco: ai eu não tenho amigos, eu não sou bonita, eu sou gorda feito uma porca, meus pais não me entendem... quando vc menos espera sua filhinha linda, que você vestia de rosa e fazia chiquinha, está vestida de emo, com o cabelo grudado, pintou o quarto de preto e se encontra em lugares obscuros com amigos sujinhos e desajustados... o pesadelo de qualquer mãe minimamente preocupada.

Tirando os exageros da paisagem eu fico pensando como é difícil preparar uma filha para o futuro, começa porque você não tem a menor idéia do que fazer quando ela nasce: linda, fofa e dependente... você tenta sempre fazer o melhor mas como diz a música ... “The way to hell is paved with good intentions...” e o resultado pode ser triste: eu já imaginando meu bebezinho circulando com carinha de fossa e com delineador mal aplicado...

Vou consultar minha amiga Juliana... ela fez um trabalho legal com a filha: uma adolescente com personalidade, bem ajustada, divertida, com um cérebro que não tem medo de usar e além de tudo com discernimento o bastante para ter beleza própria e atitude... quando se tem 17 anos isso é um abuso... fico muito feliz por ambas e tomara que a ZOE cresça para ser assim, espero não estragar tudo no processo...

Vou formalizar um compromisso: tentar sempre fazer o melhor, ouvir o que ela tiver a dizer, apoiar nos momentos difíceis, participar das brincadeiras, tentar estimulá-la para que goste de coisas fora do mundinho infantil ou adolescente enquanto estiver crescendo e principalmente fazer com que ela se sinta amada... eu tomo o cuidado de repetir isso pelo menos 5 vezes ao dia, enquanto sufoco ela de beijinhos – não acredito que ela vá continuar gostando conforme for crescendo, por isso eu aproveito agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário